Quase meia tonelada de cocaína é apreendida em navio no ES

Embarcação saiu do Rio de Janeiro e estava a caminho da Bélgica.
Navio estava atracando no porto quando agentes encontraram a droga.

A Receita Federal apreendeu 433 quilos de cocaína dentro de um navio, em Vila Velha, nesta sexta-feira (3). A droga estava em bolsas de viagens dentro de um contêiner de sucata. O navio estava atracando no porto de Capuába quando os agentes abordaram a embarcação e tiraram o contêiner.

(Correção: o G1 errou ao dizer que a droga foi apreendida no Porto de Vitória. Na verdade, a apreensão aconteceu no Porto de Capuaba, em Vila Velha. A informação foi corrigida às 18h26)

A Polícia Federal investiga a hipótese de a droga pertencer a uma organização criminosa internacional, já que a embarcação saiu do Rio de Janeiro e estava a caminho da Bélgica.

“Provavelmente o exportador nem tem conhecimento de que a rota ou operação dele está sendo usada de forma ilícita. Os criminosos se aproveitam de uma rota, uma operação, um embarque lícito, às vezes insuspeito, para incutir nesse contêiner a droga que vai ser entregue no exterior”, explicou o auditor fiscal e inspetor-chefe da alfândega, Flávio Coelho.

A droga estava em formato de tablete, com o nome da Colômbia. Entretanto, segundo a PF, não é possível afirmar se a droga tinha realmente procedência colombiana.

A Polícia Federal vai abrir um inquérito para apurar a origem da droga e investigar os responsáveis pelo crime.

“Esse tipo de tráfico internacional a gente já está acostumado a investigar, certamente envolve diversas pessoas, é uma organização criminosa internacional, enraizada no Brasil, assim como em outros países da América Latina, e também outros criminosos da Europa, para onde provavelmente seria o destino dessa droga, onde seria comercializada por um preço muito maior pelo que ela vale aqui”, explicou o delegado da Polícia Federal, Luciano Flores.

Droga estava em contêiner de navio que saiu do Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
COMPARTILHE