RIO BANANAL-ES: Recém formada em nutrição, Laura Pretti fala sobre a profissão

Profissão Nutricionista: conheça a rotina desse profissional 

Há quem imagine que a função desse profissional se restrinja à elaboração de dietas de emagrecimento, no entanto, as atividades vão bem além desse ponto. O profissional especialista em nutrição dedica-se à promoção de saúde. Além de planejar e avaliar políticas de alimentação, cabe a ele produzir conhecimento sobre alimentação e nutrição e orientar a população sobre boas práticas alimentares, reduzindo assim os riscos causados por uma alimentação inadequada.

Rotina do profissional de nutrição

Veja abaixo algumas atividades desenvolvidas pelo Nutricionista:

• compor diagnósticos nutricionais dos pacientes;

• elaborar planos alimentares e sugerir suplementos tanto para pacientes com algum tipo de problema de saúde como também para pessoas saudáveis;

• controlar a qualidade dos alimentos oferecidos em refeitórios e restaurantes;

• participar de estudos de desenvolvimento e elaboração de novos alimentos.

Mercado de trabalho

Além dos consultórios, os nutricionistas possuem um mercado de trabalho versátil, podendo atuar nos seguintes seguimentos:

• Clínicas médicas

• Nutrição esportiva

• Refeitórios públicos

• Hospitais

• Academias

• Indústrias de alimentos e bebidas

• Laboratórios de análises clínicas

• Restaurantes

• Marketing nutricional

O curso de nutrição

Com duração de quatro anos, a pessoa que finaliza os estudos consegue o título de bacharel e é chamado de Nutricionista. Ao longo do curso, as pessoas passam por uma formação multidisciplinar. Algumas das disciplinas oferecidas durante o curso são: dietética, anatomia, bioquímica, fisiologia, higiene dos alimentos, estatística, nutrição experimental, psicologia, saúde da comunidade e processos metabólicos.

Em termos de instituição, é possível cursar nutrição tanto em universidades públicas quanto privadas. Atualmente, a maior parte das instituições de ensino possuem bons cursos, visto que o MEC realiza avaliações periódicas – como o ENADE – e busca assegurar o nível de qualidade das graduações.

Mercado de alimentação coletiva: a nova aposta da nutrição

Planejando, organizando, dirigindo, supervisionando e avaliando serviços de alimentação e nutrição em espaços denominados Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), o Nutricionista pode atuar em creches e escolas, restaurantes, ou outros serviços prestadores de alimentação coletiva.

Um nicho relativamente novo no mercado de alimentação coletiva é o das Organizações Não Governamentais, as chamadas ONGs. Elas estão apostando nas atividades desse profissional para melhorar o panorama de desnutrição. Ao contar com o Nutricionista, as ONGs procuram ofertar informações à população a respeito do conteúdo nutricional dos alimentos dando autonomia para que os indivíduos possam fazer escolhas alimentares mais saudáveis.

Além disso, diversas organizações disponibilizam refeitórios, oferecendo alimentos e refeições de qualidade para pessoas carentes, o que confere ao profissional envolvido função e responsabilidade social.

(fonte: Dietbox)

Laura da Silva Pretti é nutricionista graduada pelo Centro Universitário do Espirito Santo – UNESC

Serviços oferecidos no atendimento nutricional:

▪Avaliação nutricional;
▪Reeducação alimentar;
▪Plano alimentar e suplementação individualizados;
▪Emagrecimento saudável;
▪Ganho de massa magra;
▪Tratamento/prevenção de doenças.

Ligue agora mesmo e agende uma consulta.

Tel.: 27 99859-8074 / 99742-4151

Endereço: SÃO JORGE TIRADENTES, RIO BANANAL-ES (PRÓXIMO À GCG IRRIGAÇÕES)

 

 

COMPARTILHE